sábado

Sopa fria de alho francês e meloa



Ingredientes:
- 2 meloas
- 1 alho francês
- 1 courgete
- 1 batata grande
- 75 g de manteig
- 7,5 dl de água
- 2 dl de natas
- Sal e pimenta q.b
- Presunto

Preparação:
- Corte as meloas a meio na horizontal e retire as sementes. Escave a polpa em bolinhas com uma colher própria para o efeito. Reserve as cascas e a polpa no frigorífico.
- Cortar o alho francês em rodela finas, lavar e escorrer bem. Lave a courgette, elimine as extremidades e corte-a em pedaços pequenos. Descasque a batata e corte-a também em cubos pequenos.
- Derreta a manteiga numa panela, junte o alho francês e deixe cozinhar com a tampa fechada até ficar mole ( cerca de 7 minutos). Junte a batata e a courgette, tape e deixe suar 5 minutos. Regue com água a ferver e deixe cozinhar 10 a 15 minutos.
- Corte as fatias de presunto em tiras e leve a tostar numa frigideira com uma noz de manteiga até ficar estaladiço. Escorra sobre papel absorvente.
- Quando os legumes estiverem macios triture-os com a varinha mágica até estarem completamente desfeitos (o creme obtido deve ser espesso). Deixe arrefecer.
- Reserve cerca de 20 bolinhas de meloa e junte as restantes à sopa. Adicione as natas, tempere com sal e pimenta e volte a triturar até obter um creme.
- Sirva a sopa bem fria nas meias meloas, enfeitadas com as bolinhas de meloa e as tiras de presunto.

Retirei esta receita na revista "Saberes e Sabores" da vaqueiro - nº127 - Agosto 2007"

Bom apetite!

1 comentário:

Pimpona disse...

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=1322184693692861019&postID=5254162310741566632