sábado

Pudim de cenoura



Ingredientes:
- 600 g de cenoura
- 1 pau de canela
- 1 casca de laranja
- 8 ovos
- 20 g de Maizena
- 30 g de manteiga
- 300g de açúcar amarelo
- 6 colheres de sopa de açúcar (em alternativa use caramelo líquido)
- 50 g de amêndoas laminadas

Preparação:
- Pele as cenouras, corte-as em pedaços e coloque-as na panela de pressão. Cubra com água e junte o pau de canela e a casca de laranja. Feche a panela, leve ao lume e coza durante 6 minutos (conte depois que a válvula comece a rodar).
- Parta os ovos para uma tigela, junte-lhes a maizena e bata-os com uma vara de arames até estarem desfeitos. Deixe escapar a pressão da panela, escorra as cenouras, junte-lhes a manteiga e triture com a varinha mágica até obter um puré. Adicione o açúcar e mexa muito bem com a vara de arames. Deixe arrefecer um pouco.
- Leve uma frigideira ao lume, adicione 6 colheres de açúcar e mexa lentamente até obter o ponto caramelo. Forre a forma de pudim (com tampa) com o caramelo.
- Junte os ovos batidos ao puré de cenoura mexendo sempre com a vara de arames. Deite o preparado na forma, tape-a e coloque na panela de pressão.
- Adicione água até cerca de 2/3 da altura da forma, feche a panela e leve ao lume. Coza durante 10 minutos. Retire do lume e espere até a pressão ter escapado. Retire a forma, destape-a e reserve no frigorífico até à altura de servir.
- Aloure as amêndoas numa frigideira antiaderente.
- Desenforme sobre o prato de serviço e salpique com as amêndoas.

Receita da revista "Saberes e Sabores" nº177.

Bom apetite!

Sem comentários: